Cuidados com a pele em tempos de Covid-19

Manter os cuidados com a pele, mesmo em tempos de pandemia de coronavírus, é essencial para a própria saúde dermatológica, como também para a auto-estima. E mesmo para quem ainda está com receio de ir ao salão de beleza ou clínica especializada, é possível realizar alguns cuidados em casa mesmo.

Pensando nisso, Mídia & Saúde buscou algumas dicas com quem entende do assunto, a dermatologista Kassila Nasser. Além desta receita caseira de máscara facial, que você pode assistir no vídeo ao final deste texto, ela dá algumas dicas valiosas, para quem quer se manter bonito ou bonita nestes dias de restrição de circulação por conta da Covid-19.

Use um bom creme hidratante

Em primeiro lugar é fundamental ter em mãos um bom creme hidratante.  “É muito importante pensarmos na saúde da pele nesse momento, pois como estamos lavando mais as mãos e o corpo, passando mais álcool gel, tendo mais contato com produtos de limpeza, as mãos e às vezes até a pele do corpo ficam mais ressecadas. Por isso a importância de um bom creme hidratante. Seja ele a base de ureia, vaselina, ácido hialurônico, enfim, precisamos nos atentar a hidratação”, orienta.

Use protetor solar mesmo em casa

Outro item indispensável é o protetor solar, mesmo para quem está em casa, de quarentena, ou adotou o sistema home office. “Não podemos esquecer que as luzes de computador, celular, tevê, todas elas ajudam a manchar a pele, por isso é fundamental a aplicação do protetor solar na face, colo e mãos três vezes ao dia”, explica Dra. Kássila Nasser.

Água e alimentos saudáveis

“Neste período é importantíssima ainda a ingestão de água, alimentos saudáveis, rico em vitamina C, pois assim ajudamos a manter nossa imunidade. E também garante a saúde da pele. É extremamente recomendável ainda a realização de atividade física regular e tentar pegar um pouco de sol, principalmente da manhã, até as 9 horas. Isso é ainda mais fundamental para a prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente em idosos.”

Mantenha mente saudável

Outra dica importante da médica é manter mente saudável. “Estamos vivendo um período de muitas incertezas, dúvidas e medo. Isso nos deixa ansiosos. Por isso sugiro acordar e colocar uma boa música, ler um livro interessante com uma boa história, fazer uma meditação, se necessário, colocar uma roupa bonita – mesmo que fique só em casa -, hidratar a pele, arrumar o cabelo, se sentir bonito ou bonita, organizar a casa, pois assim a mente fica mais em harmonia”, acrescenta.

Consultórios médicos com hora marcada

Agora, caso haja necessidade de se dirigir ao consultório médico, basta seguir as orientações das autoridades de saúde, como o uso de máscara e somente com hora marcada.  “Atendimentos são feitos a cada uma hora, ou seja, os pacientes não se cruzam na sala de espera”, explica. “Além disso, as clínicas adotaram medidas de segurança como uso de máscara e EPI por todos da equipe, higienização redobrada dos ambientes, fornecimento de máscara para todos, enfim, isso ajuda a não disseminação do vírus e garante a proteção do paciente”, finaliza a dermatologista Kássila Nasser.

Por |2020-05-18T11:28:27+00:0018/05/2020|Uncategorized|0 Comentários